Notícias Contagem regressiva: inscreva-se no Ciência é 10
Pós-graduação

Contagem regressiva: inscreva-se no Ciência é 10

Publicado: Quinta, 07 Novembro 2019 15:03 , Última Atualização: Quinta, 07 Novembro 2019 14:18

Após o lançamento dos editais do Programa Ciência é 10 (C10) pela CAPES, as instituições de ensino superior (IES) e pesquisa participantes estão recebendo inscrições para as 4 mil vagas disponíveis. Os prazos de início e encerramento do processo seletivo são definidos pelas universidades e institutos. A previsão é que termine ainda este ano.

A CAPES identificou que, das 19 instituições participantes, 14 já publicaram os editais em suas páginas na internet. O Instituto Federal do Amazonas (IFAM), a Universidade de Brasília (UnB) e as federais do Mato Grosso (UFMT), Maranhão (UFMA) e a do ABC paulista (UFABC) têm previsão de publicação até o fim de novembro.

Débora Barrera, coordenadora Acadêmica da UnB, explicou que o “edital está com a Procuradoria Jurídica e, até o final do mês, deve ser publicado”. Gustavo Galdino, da Diretoria de Educação a Distância do IFMA, informou que “o documento está pronto, aguardando a autorização da Procuradoria Federal. O lançamento será na segunda quinzena de novembro”. A UFMT disse, por meio de sua assessoria, que “as inscrições abrirão em breve”.

Mirtes Ribeiro, da Coordenação do C10 na UFABC, está otimista para a divulgação o quanto antes. “Aceitamos o convite para o C10 apenas no final de agosto, por isso o edital está em fase de conclusão. A previsão é que as inscrições logo estejam abertas e concluídas antes do final do ano”.

Os institutos federais da Bahia e Santa Catarina (IFSC) foram os primeiros a concluir a primeira fase. “As inscrições se encerraram em 22 de outubro. A procura foi boa, superou o número de vagas (200). Uma média de 70 pedidos de matrícula para cada um dos cinco polos. A próxima etapa será por sorteio”, destacou Maria da Glória Silva, coordenadora geral da UAB, na instituição catarinense.

Ciência é 10
O C10 é uma especialização lato sensu em ciências, destinada aos professores da disciplina na rede pública. Eles devem estar atuando no ensino fundamental II (6º ao 9º ano) e ter outra formação. São 777 Polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) à disposição do curso na modalidade de Educação a Distância (EaD). A previsão é que o programa beneficie 400 mil jovens alunos, que terão aulas com professores mais capacitados.

Clique aqui para ter acesso aos editais e inscrições.

(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES

Compartilhe o que você leu