Notícias Gratuita, biblioteca da CAPES ajuda na pesquisa da COVID-19
PÓS-GRADUAÇÃO

Gratuita, biblioteca da CAPES ajuda na pesquisa da COVID-19

Publicado: Terça, 30 Junho 2020 11:36 , Última Atualização: Terça, 30 Junho 2020 11:46

Downloads no Portal de Periódicos aumentam 7,5% durante a pandemia

30062020 FOTO DENTRO MATERIA PERIODICOS 02

Com quase seis milhões de downloads de textos e publicações na íntegra, no mês abril, o Portal de Periódicos tem ajudado diversos pesquisadores da pós-graduação, inclusive nos estudos sobre a COVID-19. Os acessos gratuitos aos acervos completos aumentaram 7,5% na comparação com 2019, de acordo com os dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), responsável pela gestão da biblioteca virtual. Em abril do ano passado, os acessos foram de 5,3 milhões. Este ano, no mesmo mês, chegaram a 5,7 milhões.

O levantamento mostra que mais estudantes, por não poderem frequentar as bibliotecas das suas instituições de ensino, passaram a baixar os conteúdos dos acervos para continuarem suas pesquisas neste período de isolamento. "O Portal de Periódicos está contribuindo diretamente no enfrentamento à pandemia, possibilitando acesso ao que há de mais atualizado em publicações de trabalhos de pesquisas e estudos diversos no mundo. Oferecer essa ferramenta, virtual e gratuita, aos nossos pesquisadores é de extrema importância para o desenvolvimento da pós-graduação brasileira", afirma Benedito Aguiar, presidente da CAPES.

Isto acontece com Flávia Oliveira, que estuda a influência da COVID-19 na saúde materna e infantil, especialmente no aleitamento materno. “Com o acervo assinado pela CAPES posso alcançar o maior número de periódicos e de artigos relevantes para a minha pesquisa. É de fácil acessibilidade e a realização de busca em bases simultâneas, além de economizar tempo, entrega de forma mais acurada e sistemática as melhores informações disponíveis”, conta a doutoranda em Enfermagem pela Universidade Federal de Goiás. 

A Universidade de São Paulo (USP) teve um dos maiores crescimentos de arquivos baixados no Portal de Periódicos. Passou de 713 mil, em abril de 2019, para 1,1 milhão este ano: um salto de 54%. No mesmo período, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), registrou uma alta no número de downloads que foram de  237,1 mil para 267,5 mil.

Neste período de pandemia, o Portal de Periódicos está com acesso gratuito a diversos editores internacionais que tratam de assuntos relacionados à COVID-19. A maior biblioteca virtual do País, destinada a oferecer o melhor da produção científica, possui mais de 45 mil títulos que são acessados por estudantes de mais de 400 instituições de ensino superior (IES), suprindo a carência das bibliotecas brasileiras quanto à informação científica internacional. Além de reduzir as desigualdades regionais, a ferramenta atende às demandas dos setores acadêmicos, produtivos e governamentais em regime de colaboração e possibilita, ainda, o aumento da produção científica nacional e a inserção da ciência brasileira no exterior.

(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES

 

Compartilhe o que você leu