Notícias Plano Diretor de TI e Comunicação entra em vigor
INOVAÇÃO

Plano Diretor de TI e Comunicação entra em vigor

Publicado: Quarta, 01 Julho 2020 12:00 , Última Atualização: Quarta, 01 Julho 2020 12:44

Iniciativa de envolveu o trabalho de mais de 100 colaboradores ao longo dos últimos meses. Normas nortearão regras como a compra de equipamentos e manutenção de sistemas de informações

01072020 FOTO DENTRO MATERIA DTI

Começou a vigorar nesta quarta-feira, 1º de julho, o Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). As normas vão balizar as regras para a compra de equipamentos, desenvolvimento de softwares e manutenção de sistemas de informações durante 4 anos. A portaria foi publicada no Diário Oficial União.

Aprovado pelo Comitê de Governança Digital, em 24 de junho, o Plano 2020-2023 torna mais transparentes e objetivos requisitos, nomenclaturas e descrições das 181 ações definidas em todas as áreas da instituição. Orientado com o planejamento estratégico da CAPES e do Ministério da Educação, o PDTIC prevê a melhoria da Plataforma Sucupira e a implantação do sistema multidimensional de avaliação.

O Plano abarca ainda o acompanhamento de programas e projetos de pós-graduação e aperfeiçoamento da Plataforma da Educação Básica para atendimento das ofertas de formação de professores. Também está entre as suas metas a instalação da Plataforma Virtual de Aprendizagem, Novas tecnologias de inteligência artificial e do Projeto de Inteligência e Governança de Dados dos bolsistas, para demonstrar a evolução dos programas de pós-graduação no Brasil e exterior.

“A elaboração do Plano teve a participação ativa de todas as diretorias. As 181 ações foram identificadas e priorizadas, atendendo os anseios tecnológicos das áreas finalísticas da instituição”, explica Milton Sampaio, diretor de Tecnologia da Informação da CAPES. Segundo ele, o PDTIC terá revisões anuais, o que o torna um instrumento mais flexível em caso de alterações necessárias.

As necessidades da sociedade, a inovação, a simplicidade, a segurança e prioridade de serviços disponíveis em meio digital formam alguns dos principais temas do PDTIC. Como diretriz, o Plano se preocupou, por exemplo, em integrar as diversas áreas da CAPES, fomentar o uso de dados abertos, melhorar os serviços prestados aos usuários, garantir a acessibilidade, promover a atualização tecnológica e levar em conta as boas práticas.

Sintonizado com a missão da CAPES, o Plano pretende contribuir para o aperfeiçoamento da formação de recursos humanos de alto nível por meio de soluções de tecnologia da informação e comunicação. O PDTIC traz como desafios a atualização do parque computacional, a manutenção da segurança da informação, a integração de bancos de dados e a ampliação do acesso do público externo às informações.

(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES

Compartilhe o que você leu