Notícias Prêmio homenageia ciência e tecnologia brasileiras
Reconhecimento

Prêmio homenageia ciência e tecnologia brasileiras

Publicado: Quinta, 24 Setembro 2020 09:42 , Última Atualização: Quinta, 24 Setembro 2020 09:42

A CAPES apoiou evento de entrega da maior honraria em ciência e tecnologia do País, oferecido pelo CNPq, MCTI, Marinha do Brasil e FCW

Nesta quarta-feira, 23, foi feita a entrega do Prêmio Almirante Álvaro Alberto, uma parceria entre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a Marinha do Brasil e a Fundação Conrado Wessel (FCW). Com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o evento aconteceu durante a cerimônia virtual de posse dos novos membros da Academia Brasileira de Ciências (ABC).

O maior reconhecimento em Ciência e Tecnologia do País é atribuído ao pesquisador que tenha desenvolvido um trabalho científico ou tecnológico de relevante valor para o progresso de sua área no Brasil. Anualmente, em sistema de rodízio, é condecorada uma das três grandes áreas do conhecimento: Ciências Exatas, da Terra e Engenharias, Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes e Ciências da Vida.

Em 2020, Ciências da Vida foi a homenageada e o Prêmio foi entregue a Helena Nader, cujos trabalhos na área de glicobiologia são referência internacional e já lhe renderam dezenas de premiações. Ela se diz em júbilo e agradecida, “como brasileira, professora, cientista, mãe, avó e, principalmente, cidadã que recebe hoje a mais alta honraria da ciência brasileira”.

Para Benedito Aguiar, presidente da CAPES, é importante que toda a sociedade entenda a relevância da ciência para a solução de problemas que afetam o mundo, “principalmente no momento em que vivemos, com a pandemia provocada pela COVID-19, quando as pesquisas têm se mostrado cada vez mais necessárias e indispensáveis”. Para ele, “precisamos reconhecer cada vez mais os trabalhos desenvolvidos pelos pesquisadores brasileiros”.

Cerimônia
Além da condecoração, foram concedidos títulos de pesquisadores eméritos do CNPq e menções especiais de agradecimento às pessoas e instituições que contribuíram para o avanço e desenvolvimento do Conselho, em 2019.

Ainda durante a solenidade, foram apresentados os novos membros titulares e correspondentes da Academia Brasileira de Ciências, eleitos em dezembro de 2019 e empossados em maio de 2020.

(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES

 

Compartilhe o que você leu